como tirar visto americano

Como Tirar Visto Americano

Para quem deseja viajar para os Estados Unidos a primeira coisa que deve ser feita é tirar um passaporte, se ainda não possui. Depois, deve solicitar o visto.

Para solicitar o visto americano, você deve preencher um formulário do governo americano on-line e pagar uma taxa, além de comparecer ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a uma entrevista no Consulado.

O visto é uma autorização para que você possa viajar aos Estados Unidos.

Não garante a sua entrada em território americano, uma vez que ao chegar no controle de imigração é que você receberá essa permissão.

Isso quer dizer que, na teoria e em algumas situações na prática, pode ser negada sua permissão de entrar no território americano no controle de imigração.

Ou seja, você viaja para lá e no aeroporto não permitem que você fique no território americano. Mas isso é uma situação muito incomum.

Talvez por toda essa burocracia e dificuldade, quando se fala em visto americano as pessoas ficam ansiosas, pois pensam na complicação que é o processo.

De fato é um pouquinho chato o processo de solicitação de visto americano, mas não é nada absurdo.

Antes de iniciar o processo, você deve verificar se seu passaporte está valido pelos próximos seis meses.

Segue abaixo um roteiro de como tirar um visto americano.

Etapa 1 – Preenchimento do formulário DS-160

Para essa primeira etapa, você deve acessar https://ceac.state.gov/CEAC para preencher o formulário DS-160. Nessa página, você deve escolher o local onde você irá solicitar o visto. Apenas algumas cidades brasileiras possuem CASV e Consulado Americano, que são:

  • Recife
  • Brasília
  • Belo Horizonte
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo

O DS-160 é um formulário do governo americano e só pode ser preenchido nessa página. Por ser muito extenso, o DS-160 não precisa ser preenchido de uma só vez. Você pode ir salvando suas respostas para continuar depois.

Outra observação é que o DS-160 deve ser preenchido em inglês. Depois de escolher o local, você deve clicar em “start an application” para um formulário novo, “upload an application” se você inciou um fomulário e salvou em seu computador ou “retrieve an application” se você irá continuar um formulário já iniciado e salvo on-line.

Nesse outro artigo, você encontra um passo a passo de como preencher o formulário DS-160.

Etapa 2 – Pagamento da taxa MRV

Ao finalizar o preenchimento do DS-160, será gerado um boleto para o pagamento da taxa MRV. Ela poderá ser paga das seguintes formas:

  • Boleto bancário – o pagamento é feito em agência bancária autorizada; é importante guardar o recibo de pagamento para poder fazer os agendamentos; após o pagamento aguarde 2 dias úteis (geralmente é o prazo para constar o pagamento) e volte ao site para fazer seus agendamentos.
  • Cartão de crédito – na página de pagamento escolha a opção cartão de crédito e complete com as informações pedidas; após a aprovação do pagamento, você poderá fazer seu agendamento.

Se preferir, poderá fazer o pagamento com cartão de crédito por telefone.

Etapa 3 – Agendamentos

Após a compensação do pagamento da taxa (geralmente 2 dias úteis), você deve acessar o site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv para realizar o agendamento, que também pode ser feito pelo telefone.

Você deve fazer dois agendamentos. Um para o CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e outro para o Consulado.

Atenção

Se você for viajar em família, faça o agendamento de todos juntos. É possivel agendar tanto no CASV quanto no Consulado para todos os membros juntos.

Etapa 4 – Comparecimento ao CASV

No dia e horário agendado, você deverá comparecer ao CASV com passaporte válido, passaportes antigos com vistos anteriores (se tiver) e a página de confirmação do formulário on-line DS-160, para que sejam coletadas as suas digitais e tirado uma foto.

Pessoas maiores de 66 anos ou com menos de 16 anos não precisam coletar as impressões digitais no CASV. Portanto, um representante poderá comparecer ao CASV com uma foto 5×7, com fundo branco, tirada há menos de 6 meses.

Lembre-se que no CASV não é permitido entrar com bolsas, malas ou eletrônicos. É permitido o celular desde que esteja desligado.

Etapa 5 – Entrevista no Consulado

Depois que você comparecer ao CASV, você deverá comparecer ao Consulado no dia e horário agendado, portando passaporte válido, passaportes antigos com vistos anteriores (se tiver), página de confirmação do formulário on-line DS-160 e todos os documentos que, de alguma maneira, possam comprovar seu vínculo com o Brasil.

O solicitante de visto deve comprovar que possui vínculos fortes com o Brasil e que apenas desejam fazer uma visita temporária aos Estados Unidos.

A comprovação desse vínculo pode ser feita com a apresentação de documentos, tais como:

  • escritura de imóvel;
  • documento de veículo;
  • extratos de contas bancárias;
  • imposto de renda;
  • contra-cheque;
  • declaração do empregador;
  • imposto de renda da pessoa jurídica (se empresário ou sócio);
  • se você tiver filhos poderá levar declaração de matrícula da escola da criança;
  • qualquer outro documento que ajude a provar seu vínculo com o Brasil;

Se sua viagem for paga por uma outra pessoa, é importante que você leve documentos que comprovem o vínculo dessa pessoa com o Brasil e que ela tem condições financeiras de arcar com as despesas de sua viagem. Nesse caso, vale os documentos já citados.

O Oficial Consular pode pedir alguma comprovação de vínculo por meio desses documentos. Por essa razão, é importante que você esteja com eles em mãos. A falta dessa comprovação no ato da entrevista pode fazer com que seu visto seja negado.

A entrevista é muito simples. Você irá até o guichê de atendimento onde um Oficial Consular irá te atender.

Primeiramente, você entregará seu passaporte e o Oficial Consular vai pedir para você colocar suas digitais no leitor biométrico.

Depois ele te fará algumas perguntas simples, como por exemplo: qual o motivo de sua viagem, quantos dias de viagem, etc.

Responda de acordo com o que você informou no formulário DS-160, pois divergência entre o que você informou no formulário DS-160 e suas respostas poderá acarretar que seu visto seja negado.

Nesse momento, ele pode pedir mais alguma informação sua que seja necessário a apresentação de algum documento. Há casos que eles não pedem nenhuma comprovação.

As simples respostas iniciais já são suficientes para que o visto seja aprovado. Normalmente eles são mais rigorosos com pessoas mais jovens e que vão viajar sozinha.

Ao final das perguntas, ele pedirá que aguarde um momento e então te dirá se seu visto foi concedido ou não (saiba mais sobre visto americano negado).

Se for concedido, você receberá seu passaporte em casa em no maximo 10 dias.

A embaixada dos Estados Unidos recomenda que não se comprem passagens nem se façam reservas de hotel antes da concessão do visto.

Isenção de Entrevista

Poderá haver isenção de entrevista para algumas pessoas que se enquadrem em uma das situações abaixo:

  • Idade menor ou igual a 15 anos;
  • Pessoas com idade maior ou igual a 66 anos;

Para ambos os casos, devem estar solicitando visto de turismo ou negócios (B1/B2) e nunca devem ter tido um pedido de visto recusado.

Essas pessoas não precisam coletar digitais ou foto e nem de entrevista, mas precisam entregar a documentação ao CASV. Essa documentação poderá ser levada por um representante.

De qualquer forma, é possível que seja pedido que o solicitante compareça a uma entrevista, caso seja julgado necessário.

Para quem for isento da entrevista, é preciso a documentação abaixo:

  • Página de confirmação do formulário DS-160. O DS-160 deverá estar preenchido por completo inclusive com informações de emprego, mesmo que se trate de um aposentado.
  • Passaporte válido e passaportes anteriores (se tiver);
  • Foto recente 5×5 ou 5×7 com fundo branco;
  • Comprovante de pagamento da taxa de solicitação de visto;

Relação dos Consulados

Brasília

  • Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03, Brasília – DF, CEP70403-900, Fone: (61)312-7000 e Fax: (61)312-7651. E-mail: BrasiliaFB@state.gov.

Rio de Janeiro

  • Av. Presidente Wilson, 147, Castelo, Rio de Janeiro – RJ, CEP20.030-020, Fone: (21)2292-7117, Fax: (21)2220-0439 e e-mail: acsrio@state.gov.

São Paulo

  • Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antonio, São Paulo – SP, CEP04709-110, Fone: (11)5186-7000, Fax: (11)5186-7199. E-mail: acsinfosaopaulo@state.gov.

Recife

  • Consulado Americano em Recife – Rua Goncalves Maia, 163, Bairro Boa Vista, Recife – PE, CEP50070-060, Fone: (81)3421-2441 e Fax: (81)3231-1906. E-mail:  usrecife@state.gov.

Relação dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto – CASV

Belo Horizonte

Ed. Celta, R. Maranhão, 310, Loja 1, Santa Efigênia Belo Horizonte- MG

Brasília

Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B, Setor Comercial Sul Brasilia, DF 70333-900;

Recife

Comercial Bandeira, Av. Herculano Bandeira, 949, Pina Recife- PE 51110-130,

Rio de Janeiro

Lagoa Corporate,. R. Humaitá, 275- Humaitá Rio de Janeiro- RJ 22261-001;

São Paulo:

Av. José Maria Whitaker, 370, Vila Mariana São Paulo- SP 04057-000;

Gualter Building, Av. São Gualter, 308, Alto de Pinheiros São Paulo- SP 05455-000;