Visto Americano Negado
Não é raro uma pessoa ter seu pedido de visto americano negado. Isso pode causar muita frustração, uma vez que muitas pessoas planejam toda a viagem, compram passagens, reservam hotel, sem ainda ter o visto (o que não é aconselhável).
Apesar dessa possibilidade, mais de 90% dos pedidos de solicitação de visto para brasileiros são concedidos sem maiores contratempos.
Por que negam o visto?
Existem várias razões para se ter o visto americano negado e algumas dessas razões não são divulgadas, ou seja, algumas pessoas não ficam nem sabendo o motivo.
Geralmente o motivo está nas seções 221 G e 214 B da lei de imigração norte-americana.
Se seu visto foi negado baseado na seção 221 G, significa que você precisa fornecer mais informações ou comprovações.
Nesse caso, o Oficial Consular te entregará um documento que especifica quais informações precisam ser fornecidas.
Sendo assim, você não precisa pagar nova taxa e nem fazer outra entrevista. Basta anexar as informações pedidas.
Por outro lado, se seu visto foi negado baseado na seção 214 B, significa que você não conseguiu provar que não é um imigrante intencional. A lei americana considera todo solicitante de visto um imigrante intencional.
Quando você solicita o seu visto, tem que provar que você não tem intenção de ficar por lá. Portanto, a falta de comprovação de vínculos com o Brasil é o principal motivo da negativa.
Pessoas que não estão trabalhando ou estudando, que são solteiras e viajarão sozinhas para os Estados Unidos, ou que não têm bens aqui no Brasil, podem ser consideradas imigrantes intencionais e têm chances de terem seu visto negado.
Seu visto também poderá ser negado se houver discrepância entre as informações enviadas pelo formulário DS-160 e as informações dadas no momento da entrevista.
O DS-160 é enviado, no mínimo, 2 dias antes de sua entrevista. Portanto, quando o Oficial Consular estiver te entrevistando, ele estará de posse de suas respostas. Ele fará algumas perguntas que foram respondidas no formulário.
Outra razão é quando você deixa de fornecer documentos que comprovem que você tem recursos financeiros suficientes para ir e voltar dos Estados Unidos. Muitas vezes, na entrevista, o Oficial Consular não pede essa comprovação, mas nada impede que ele solicite, se achar necessário.
E o que fazer?
Ter o visto americano negado não significa que você nunca vai conseguir tirá-lo. É importante identificar o motivo pelo qual foi negado, se for possível, para poder contornar a situação.
Primeiramente, você deve aguardar um tempo para fazer um outro pedido. Se não há nenhuma urgência para sua viagem, aguarde no mínimo 6 meses. Esse é o tempo médio sugerido para uma nova tentativa.
Esse prazo é uma estimativa para que seja possível uma mudança na sua situação. Porém, nada impede que você tente novamente em espaço de tempo menor.
Tenha cuidado, pois várias tentativas seguidas para tirar o visto, em curto espaço de tempo, podem sugerir “desespero” e desespero pode dar a entender que você quer ir e ficar por lá.
Em qualquer caso, você deverá preencher novo formulário DS-160, pagar uma nova taxa e agendar nova entrevista. Para um passo a passo de como preencher o formulário DS-160, clique aqui.
Também é importante que, quando for preencher novamente o formulário DS-160, só altere os dados que realmente mudaram.
Por exemplo, você deve alterar se você estava desempregado na época da primeira tentativa e na nova está empregado, se você era solteiro e agora é casado, se não tinha filhos e agora tem, etc.
O mais importante é não omitir nada no formulário DS-160 para não correr o risco de cair em contradição na entrevista. Responda as perguntas da entrevista exatamente como respondeu no DS-160.
Outra coisa importante é se manter calmo e tranquilo no momento da entrevista. Isso também ajuda porque passa a ideia de confiança para o entrevistador.
Lembre-se, também, de levar o máximo de documentos possíveis para comprovar seu vínculo com o Brasil. E aí vale documento de carro, escritura de imóveis, declaração do empregador, carteira de trabalho, declaração de matrícula (escola ou universidade, ou boletos de pagamentos), se tiver filhos pode levar a declaração de matrícula da escola, etc.
Com isso, caso o Oficial Consular solicite essas informações, você conseguirá provar que tem vínculos fortes com seu país e pretende voltar.
Se você já viajou para outros países como turista, há menos de 3 ou 4 anos, também ajuda a provar que sua viagem aos Estados Unidos é turística. Portanto, leve passaportes antigos (se for o caso) com outros vistos.
Leve a declaração de imposto de renda, o extrato de contas bancárias, contra-cheque ou outro documento que ajude a provar que você (ou quem estiver pagando sua viagem) tem recursos financeiros suficientes para ir e voltar.
Conclusão
Não precisa entrar em pânico por ter o visto americano negado. Analise e tente contornar a situação. Procure identificar o que pode ter sido a causa da negativa. Aguarda um tempo antes de fazer nova solicitação de visto.
Junte todos os documentos citados que poderão comprovar sua situação financeira e seu vínculo com o Brasil, ou outros que mostram que sua viagem é turística, mesmo sabendo que muitas vezes o Oficial, na entrevista, não pede nenhum documento.
Preencha o formulário DS-160 com calma e não omita nenhuma informação. Fale somente a verdade. Por fim, mantenha-se calmo e tranquilo na hora da entrevista.
Boa Viagem!
VamosViajar says:
Paulo Toledo Barrod says:
Berenice Coutinho says: