Viagem para o Chile

Viagem Para o Chile: Planejamento

Foto de viagem

O Chile é um país muito acolhedor. A belíssima cidade de Santiago é a capital e maior cidade do Chile.

Está localizada no vale central chileno, ladeada pela Cordilheira dos Andes que imprime à cidade um visual imponente e magnífico, podendo ser vista e admirada por quem por ela passeia.

Santiago é o centro urbano, financeiro e cultural mais importante do país.

A cidade é bastante organizada, com muitas atrações, bares e restaurantes. Se você está indo pela primeira vez, com certeza vai voltar com gostinho de quero mais!

Nesse artigo vamos falar sobre como planejar sua viagem para o Chile.

Quando Ir?

Quando ir para o Chile

Santiago está localizada em uma área semi-árida e tem clima temperado com chuvas no inverno e estação seca prolongada.

Em qualquer época do ano você vai desfrutar de uma cidade cativante. O inverno vai de maio a setembro e é o período que concentra a maior parte das chuvas.

No frio a diversão é ver e brincar na neve. As estações de esqui Vale Nevado e Farellones são concorridas, mas a cidade também oferece muitas outras opções de diversão.

O período de verão acontece entre dezembro e março e apresenta clima mais seco, com poucas chuvas, por conta da dificuldade de entrada de umidade devido ao relevo da cidade.

Durante o verão escurece mais tarde, por volta das 21:30h, e com isso você tem mais tempo para explorar a cidade. Esse foi o período que escolhemos para visitar o Chile.

O fuso horário de Santiago é igual ao do Brasil (Brasília), mas atente para os períodos em que temos horário de verão.

Quanto Tempo Ficar?

Quanto tempo ficar no Chile

Se você pretende ficar apenas na capital Santiago, uns 5 ou 6 dias já são suficientes.

Mas se você quer curtir as estações de esqui ou mesmo os Lagos Andinos reserve mais 1 dia para as estações de esqui e uns 3 dias para os lagos.

Muita gente também gosta de cruzar as cordilheiras indo até a Argentina. Esse passeio, além de belíssimo, requer um pouco mais de tempo.

Você também pode fazer um bate-volta para as cidades vizinhas de Viña del Mar e Valparaíso (o turistik faz esse passeio em um dia para as duas cidades).

Mas também pode dormir em Viña del Mar se quiser aproveitar melhor a bonita e desenvolvida cidade.

O que Visitar?

O que visitar no Chile

Santiago é uma metrópole que oferece várias opções de restaurantes, bares, entretenimento e lugares para visitar.

Além disso, próximo a cidade estão algumas vinícolas, como Concha Y Toro, Undurraga e Santa Rita.

Visitar as cidades de Viña del Mar e Valparaíso é praticamente uma obrigação. As cidades vizinhas, banhadas pelo Oceano Pacífico, atrai a atenção de muitos turistas.

Um passeio muito interessante é o da Cordilheira dos Andes. O mais famoso é o que leva a Vale Nevado e Farellones, duas estações de esqui.

No inverno é possível ver a neve e até esquiar, mas no verão o lugar, apesar das estações de esqui estarem fechadas, também atrai a atenção daqueles que buscam uma aventura fazendo uma trilha ou apenas curtindo a passagem.

No alto da montanha há restaurantes abertos mesmo no verão.

Outro passeio pelas cordilheiras é o que leva à Cajon Del Maipo, um lugar onde está um lago artificial de águas azul-turquesa, o Lago Yeso, que fornece água para a cidade de Santiago.

O passeio rende lindas fotos e segue para além do lago indo até as termas naturais, onde você pode provar um banho quentinho, mesmo no período frio.

Os Lagos Andinos é outro lugar muito procurado pelos turistas. Mas para chegar até lá a melhor opção é pegar um avião em Santiago até a cidade de Puerto Montt e de lá seguir pela estrada até a cidadezinha de Puerto Varas.

Aqui está o vulcão Osorno. A pequena cidade oferece alguns passeios pelas redondezas e pelos vulcões.

Muitas pessoas aproveitam a viagem ao Chile e fazem a travessia das cordilheiras. Um passeio que cruza as altas montanhas a partir da cidade de Puerto Mont do lado Chileno até o lado Argentino das cordilheiras.

Todos esses passeios você pode comprar ainda no Brasil. Muitas empresas oferecem várias opções de passeios por Santiago e redondezas e também pelas cordilheiras.

Fizemos passeios para Viña Del Mar e Valparaíso, Concha Y Toro e um city tour. Contratamos todos eles lá mesmo pela Turistik. A empresa oferece vários outros passeios além desses.

Veja neste outro artigo O que Fazer em Santiago do Chile.

Vina Del Mar - Chile

Viña Del Mar

Concha y Toro

Concha y Toro

Como Chegar?

Como chegar no Chile

Há várias opções de voos entre Brasil e Chile, partindo de várias cidades brasileiras. Os voos são operados pela TAM, Aerolíneas Argentinas e Gol.

O tempo de voo varia de acordo com a cidade de origem, mas partindo de São Paulo o voo dura em média 4h e 20 minutos.

'

As agências da TAM Viagens estão emitindo passagens por meio de milhas. Você ainda pode utilizar mais de um cartão fidelidade (desde que o titular esteja presente), o que não é possivel pela internet.

Para sair do aeroporto você pode optar por ir de taxi, ônibus ou contratar um transfer.

Há várias empresas que oferecem transfer, dentre elas a TransVip (foi a que contratamos para nosso transfer).

Você pode contratar o serviço dela no Brasil, por meio da página da internet, ou diretamente no aeroporto.  

O valor é cobrado por trecho e a empresa ainda oferece desconto de 10% caso você contrate a ida e a volta. Você pode contratar tanto um transfer coletivo quanto uma van exclusiva.

Onde se Hospedar em Santiago?

Onde se hospedar no Chile

A cidade tem excelentes opções de hospedagens em vários bairros. No centro estão os principais pontos turísticos, portanto, ficando nessa região você terá facilidade de locomoção. É aqui que estão o palácio de La Moneda, a Catedral, museus, os cerros, entre outros.

A desvantagem de se hospedar no centro é que a noite fica mais parado.

Outra região bastante interessante para se hospedar é o bairro de Providencia (onde nós ficamos). Ficando aqui você não terá dificuldades de encontrar um bom restaurante ou bar.

Neste bairro também está o Costanera Center, um grande shopping onde fica o Sky Costanera, a maior torre da América Latina.

O famoso restaurante Giratorio também está aqui. O bairro costuma ser agitado.

Outros bairros para se hospedar são Las Condes, Lastarria e El Golfo.

Veja a nossa avaliação do flat Premium Tours & Lodging Lyon.

Documentação Necessária

Documentos Necessários

Como o Chile faz parte do Mercosul, para entrar no país basta a carteira de identidade, em bom estado de conservação, expedida, no máximo, há 10 anos.

Mas nada impede de você usar seu passaporte.

Seguro de Viagem

Viagem para o Chile - Seguro Viagem

Como em qualquer viagem internacional é sempre bom contratar um bom seguro saúde. As cotações podem ser feitas pela internet e as agências de viagens também vendem opções de seguro de viagem.

Você também pode entrar em contato com o seu plano de saúde aqui no Brasil e verificar se ele tem a opção de seguro de viagem internacional.

Algumas seguradoras como Sulamérica e Bradesco possuem essa comodidade.

Como Levar Dinheiro?

Como levar dinheiro para o Chile

A moeda do Chile é o Peso Chileno. Você pode conferir a cotação no site da Câmbio Santiago só para ter uma ideia.

Você pode optar por levar Real e/ou Dólar e lá fazer a troca em casas de câmbio. No aeroporto tem uma casa de câmbio, com uma cotação pior que as casas de câmbio nas ruas.

Então, você deve trocar apenas alguns pesos para as despesas iniciais, como transfer, etc. Depois você pode ir em uma das várias casas de câmbio que estão espalhadas pela cidade.

Trocando a moeda lá você não terá que pagar o IOF de 6,5%.

'

Na Rua Agustinas você vai encontrar várias casas de câmbio com cotações diferentes. Lá você vai conseguir uma cotação bem mais atrativa.

É sempre bom ter um cartão de crédito internacional habilitado para uma possível emergência. Basta ligar para a operadora de seu cartão e solicitar a liberação dele para uso internacional, durante o tempo que você estiver fora.

O Embarque

Embarque para o Chile

Como todo o voo internacional, você deve chegar ao aeroporto com 3h de antecedência ao horário de seu voo para passar pelos procedimentos de check-in.

Leve seu documento de identidade (ou passaporte).

Faça também uma pequena mala de mão com artigos de higiene e algumas mudas de roupa, para caso de extravio de sua mala.

Bagagem

Peso das bagagens para o Chile

Verifique com a companhia aérea a franquia de bagagem a qual você tem direito.

Geralmente a franquia de bagagem para voos pela América Latina é de uma bagagem de mão até 5kg e uma bagagem para ser despachada até 23kg.

Algumas companhias aéreas possuem franquias diferentes. Consulte a sua companhia aérea sobre a franquia de bagagens.

E você, pretende ir para o Chile? Deixe o seu comentário !!!