Reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris

Após mais de 5 anos do incêndio que a destruiu, os parisienses voltaram a escutar os sinos da Catedral de Notre-Dame no último dia 8 de novembro.

O badalar dos sinos representa um marco para a reabertura de uma das maiores catedrais do Ocidente e patrimônio mundial da UNESCO.

Notre-Dame significa Nossa Senhora e refere-se a Virgem Maria, mãe de Jesus. É também um título honorifico usado por muitas igrejas.

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das grandes obras de arquitetura em estilo gótico, tendencia da época de sua construção, e um dos monumentos marcantes de Paris.

Catedral de Notre-Dame de Paris – História

Com quase 1000 anos, a igreja ocupa parte da pequena ilha Ile de La Cité, conhecida como o coração de Paris, rodeada pelo Rio Sena.

No chão, logo a sua frente, está o marco zero da cidade.

A construção teve início por volta de 1163, no reinado de Luis VII, e levou 200 anos para ser concluída, em 1345.

A ideia era a construção de uma igreja que traduzisse a grandeza de Deus e o poder da monarquia.

Seu interior é magnifico sendo sua parte principal atingindo 35m de altura, tendo as paredes decoradas com uma série de vitrais dos séculos XIII e XIV.

Interior da Catedral de Notre-Dame

Interior da Catedral de Notre-Dame

Sua fachada tem duas torres de 69 metros de altura e para acessá-las é preciso entrar pela lateral esquerda da catedral.

A partir daí o visitante deve subir 387 degraus, uma vez que não existe elevador, até chegar no alto onde é possível ter uma bela vista da cidade.

Aqui também está o campanário que serviu de moradia para o famoso personagem Corcunda de Notre-Dame.

Na sua entrada principal há três portais. O da direita é o Portal de Santa Ana, avó de Jesus. O do centro é conhecido como Portal do Julgamento, uma referência ao Juízo Final e o da esquerda homenageia a Virgem Maria.

Em cima desses portais está uma área conhecida como Galeria dos Reis onde 28 esculturas, cada uma com 3,5m de altura, representam os reis da Judéia e Israel.

Essas esculturas originais foram danificadas durante a Revolução Francesa, quando as cabeças das esculturas foram depredadas, pois acreditavam que eram imagens dos reis da Franca.

Posteriormente as estátuas foram restauradas.

Catedral de Notre-Dame - Galeria dos Reis

Catedral de Notre-Dame – Galeria dos Reis

10 sinos na Catedral, que estão nos dois campanários principais.

Durante a história da Igreja, os sinos badalaram para chamar os fiéis para a oração do Angelus e para anunciar eventos especiais, passando a serem conhecidos como a voz da Catedral.

Cada sino tem o nome de personalidades que marcaram a história da igreja e da própria catedral. O maior sino recebeu o nome de Emmanuel e pesa 13 toneladas e o menor é Jean-Marie e pesa 800 kg.

Os outros sinos receberam os nomes de Gabriel, Étienne, Marie, Jacques, Antoine e Denis.

No subsolo da praça da Catedral está a cripta, onde estão as ruínas que foram descobertas nas escavações de 1965.

Ao longo dos anos Notre-Dame passou por várias reformas, uma das principais foi realizada em meados do século XIX.

Entre as estruturas que foram reformadas está a substituição dos arcobotantes e as capelas.

Notre-Dame também foi palco de acontecimentos importantes como a coroação de Henrique VI da Inglaterra (em 1431) e Napoleão Bonaparte (em 1804) e a beatificação de Joana D’Arc (em 1909).

Catedral de Notre-Dame de Paris – Incêndio

No fim da tarde do dia 15 de abril de 2019, o mundo assistiu perplexo a um incêndio devastador que destruiu parte de sua estrutura.

O fogo se iniciou provavelmente no sótão da igreja, próximo ao horário de encerramento da visitação. As chamas atingiram as duas torres, a agulha central, o telhado e vários artefatos.

Foram mais de 9 horas de combate ao incêndio, cujas causas inicialmente foram atribuídas ao trabalho de restauração iniciado no ano anterior.

Parte do campanário norte da catedral foi destruído e para ser reconstruído foi preciso retirar os oito sinos que foram limpos e restaurados e agora recolocados em seus lugares.

Incêndio na Catedral de Note-Dame. Fonte: Gazeta do Povo: https://www.gazetadopovo.com.br/

Incêndio na Catedral de Notre-Dame - Prais

Incêndio na Catedral de Notre-Dame. Fonte: Praíba Já: https://paraibaja.com.br/

Catedral de Notre-Dame de Paris – Restauração

O processo de recuperação durou 5 anos e custou em torno de 700 milhões de euros, com a participação de 250 empresas e centenas de trabalhadores.

A torre alta e pontiaguda, conhecida como agulha, que desabou durante o incêndio, foi reerguida exatamente como fora projetada.

Em seu interior estão móveis litúrgicos novos em bronze escuro e um vidro em forma de auréola, que abriga a suposta coroa de espinhos de Cristo.

As paredes que foram danificadas pelo incêndio foram recuperadas, os vitrais foram limpos e restaurados e a catedral ganhou nova iluminação.

Seus oito sinos foram restaurados. O sino usado durante os Jogos Olímpicos, no Stade de France, e mais outros dois, todos fabricados na França, foram dados de presente.

Eles retornaram em setembro quando foram abençoados em uma pequena cerimonia.

Os sinos tocaram um após o outro por volta das 10h30, hora local.

Restauração da Catedral de Notre-Dame

Restauração da Catedral de Notre-Dame. Fonte: Folha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/

Catedral de Notre-Dame de Paris – Rabertura

A catedral será reaberta em 7 de dezembro de 2024 em uma cerimônia formal.

Nos dias seguintes serão realizadas missas para consagração do novo altar e em agradecimento as pessoas que trabalharam no processo de restauração.

Reabertura da Catedral de Notre-Dame

Catedral de Notre-Dame – Paris