O que fazer em Santiago do Chile

O Que Fazer em Santiago do Chile

Santiago é uma cidade moderna, com muita história, arte e cheia de atrações.

Antes mesmo de pousar no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez já é possível apreciar a imponente Cordilheira dos Andes, um cartão postal da cidade.

Santiago é um dos destinos mais procurados da América Latina.

Ao chegar na cidade você terá várias opções de lazer, desde pontos turísticos a passeios por sua redondeza.

Continue lendo e veja o que fazer em Santiago do Chile.

City Tour

Para começar a desfrutar da cidade, podemos começar por um city tour.

Uma das opções é utilizar o serviço da Turistik, que disponibiliza ônibus Hop on-Hop off, de dois andares, que circulam pela cidade das 9:30h às 18h, com intervalo de 30 minutos.

São 13 paradas para que o visitante possa conhecer toda a cidade.  O áudio está disponível em Inglês, Português, Espanhol, Francês e Alemão.

O visitante pode descer e subir do ônibus quantas vezes quiser durante o dia. Para tanto, é preciso comprar um passe que pode ser para apenas um, dois ou três dias.

É uma maneira fácil para se conhecer os pontos turísticos da cidade. Você pode aproveitar para descer apenas nos pontos que deseja conhecer melhor.

Em um passeio pela cidade o visitante vai se deslumbrar com a limpeza e organização, além de visitar museus, parques e conhecer edifícios históricos.

City Tour Santaigao - Turistik

Turistik

Centro Histórico

Um dos pontos mais visitados da cidade é a Plaza de Armas que é circundada por edifícios históricos, como o edifício dos Correios, o Museu de Arte Pré Colombiana, o Museu Histórico Nacional e a Catedral Metropolitana.

O Museu de Arte Pré Colombiana é considerado um dos melhores museus do país. Seu acervo contém peças e objetos de civilizações antigas que contam a história e a cultura dos povos pré colombianos.

Da Plaza de Armas pode seguir a pé até o Palácio de La Moneda, um belíssimo prédio do início do século XIX que abriga a sede do Governo do Chile. Aproveite e acompanhe a troca da guarda que ocorre em dias alternados às 10h.

Ali próximo está o Paseo Ahumada, uma rua apenas para pedestres onde estão grandes lojas de departamento como a Ripley, a Falabella e a Paris. Boa oportunidades para umas comprinhas!

Outro ponto muito visitado é o Mercado Central, principalmente quando o visitante quer degustar a Centolla, um caranguejo gigante cultivado no sul do Chile. Além de restaurantes, o mercado também tem lojinhas e artesanatos.

Centro Histórico Catedral - Santiago

Centro Histórico – Catedral

Centro Histórico - Santiago

Centro Histórico

Mercado Central - Santiago

Mercado Central

Palácio de La Moneda - Santiago

Palácio de La Moneda – troca de guarda

Cerros

Os Cerros são pontos turísticos muito visitados em Santiago. O Cerro de San Cristóbal fica no Parque Metropolitano de Santiago, o maior parque do Chile.

Ali também fica o Zoológico, uma ótima opção se você está viajando com crianças. Para subir o Cerro é preciso pegar o Funicular, um tipo de bondinho.

Ele faz 2 paradas, sendo a primeira no acesso ao Zoológico e a segunda no Cerro. No topo do Cerro você estará numa área ampla com algumas lojinhas que vendem lembrancinhas de artesanatos. Dali você tem uma visão magnífica da cidade.

No alto do Cerro está o Santuário Imaculada Conceição, que possui uma imagem de aproximadamente 22m de Nossa Senhora.

Para chegar aos pés da imagem é preciso subir vários degraus. O lugar é tranquilo, com uma música calma. Perfeito para uma oração. Ao lado das escadas está uma capelinha.

Saindo do santuário e seguindo pela esquerda o visitante chegará ao teleférico, que leva a outro lado do parque onde tem um restaurante e alguns brinquedos para criança.

Próximo ao Cerro San Cristóban fica a famosa casa de Pablo Neruda, La Chascona. A casa é um museu dedicado ao trabalho de um dos mais importantes poetas chilenos, mantendo sua decoração, arquitetura e objetos usados pelo artista.

O Cerro Santa Lucía fica em meio a cidade, com todo movimento e agitação. Na verdade o Cerro se traduz em um parque muito tranquilo, excelente opção para quem busca tranquilidade.

O parque é composto por lindos jardins com muitos monumentos. A subida é feita por meio de escadas e rampas, algumas escorregadias. No alto está um mirante de onde se tem uma vista 360 graus da cidade.

Saiba mais sobre o Cerro San Cristóbal.

Saiba mais sobre o Cerro Santa Lucía.

Cerro San Cristoban - Santiago

Cerro San Cristóbal

Cerro Santa Lucía - Santiago

Cerro Santa Lucia

Bairro Bellavista

O Patio BellaVista fica ali perto. É um espaço aberto que ocupa um quarteirão e abriga lojas, bares e restaurantes.

Como é um centro gastronômico, comercial e cultural, costuma receber muitos turistas e santiaguinos. Fica localizado no Bairro Bellavista.

Próximo ao Pátio Bellavista está o famoso restaurante Como Agua para Chocolate, que foi inspirado no filme homônimo.

A proposta do restaurante é oferecer um cardápio com comidas afrodisíacas. A decoração é rústica e um destaque para uma mesa que é uma cama, fazendo menção ao filme.

Como Água para Chocolate - Santiago

Restaurante Como Agua para Chocolate

Museus

Entre os museus da cidade estão o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte Contemporânea.

O Museu Nacional de Belas Artes, o mais antigo museu da América Latina, fica no centro do Parque Florestal.

Possui acervo de mais de 5 mil peças de artistas nacionais e internacionais desde os tempos da colônia até os dias de hoje.

O Museu de Arte Contemporânea fica no Parque Quinta Normal e é um dos mais importantes museus do Chile, sendo conhecido como Parthenon ou Palácio de Versalhes.

Seu acervo tem aproximadamente 2800 peças modernas e contemporâneas de artistas chilenos e internacionais.

Museu Nacional de Bellas Artes - Santiago

Museu Nacional de Bellas Artes

Parques

Entre os vários parques da cidade está o Parque Araucano, sem dúvida um dos mais bonitos da cidade.

Possui várias áreas como área de esportes, quadras de basquete e futebol, pistas de skate, áreas para picnic e aviário.

Além disso possui um belíssimo rosedal que fica dentro de uma estrutura de ferro, rodeado por bancos. Sem dúvida um lugar para descansar e curtir a natureza.

Ao lado do Parque Araucano fica o Shopping Parque Arauco, um dos mais conhecidos shoppings da cidade.

Possui grande variedade de lojas e um boulevard bastante arborizado e com muitos restaurantes e bares. Um lugar bonito e aconchegante. Imperdível a noite.

Outra atração do Parque Araucano é o parque Kidzania, que é um parque onde as crianças podem brincar com as profissões. Lá elas podem exercer mais de 60 profissões.

Saiba mais sobre o Kidzania.

Parque Araucano - Santiago

Parque Aruacano

Kidzania - Santiago

Kidzania

Boulevard Parque Arauco - Santiago

Boulevard Parque Arauco

Bairro Providencia

No bairro da Providencia está o Shopping Costanera Center. Este é o mas famoso shopping de Santiago, uma vez que lá está a Sky Costanera, a maior Torre da América Latina.

A torre tem 300m de altura e 62 andares. No último andar está um mirante de onde se pode ter uma visão 360 graus da cidade.

Sky Costanera - Santiago

Vista do Mirante do Sky Costanera

Museu Interativo Mirador

Um pouco mais afastado do centro de Santiago está um museu diferente, onde tudo pode ser tocado.

Esse é o diferencial do Museu Interativo Mirador. Uma ótima opção para quem está com crianças, especialmente em idade escolar.

Lá elas terão contato com experiências científicas e tecnológicas, além de oficinas que tem o objetivo de fazer um mergulho na ciência.

A casa terremoto é uma experiência interessante que coloca você numa casa que simula um terremoto que ocorreu no Chile em 2010.

Museu Interativo Mirador - Santiago

Museu Interativo Mirador

Museu Interativo Mirador - Chile

Museu Interativo Mirador

Viña Del Mar e Valparaiso

Quem visita Santiago não pode deixar de fazer um passeio pelas cidades vizinhas Valparaíso e Viña del Mar.

Duas cidades costeiras e muito charmosas. O passeio de um dia faz um city tour pelas duas cidades.

Vina del Mar - Chile

Viña del Mar

Valparaiso - Chile

Valparaiso

Vinícola

E não poderia faltar uma visita a uma das várias vinícolas do Chile. A mais famosa e turística é Concha Y Toro.

O passeio de meio dia com degustação de vinho é ótimo. A vinícola é linda! Além de conhecer detalhes da produção do vinho, provar uvas e degustar vinhos, você ainda terá lindas fotos.

Concha y Toro - Chile

Concha y Toro

Concha y Toro - Santiago

Concha y Toro

Pueblito Los Dominicos

É um local cheio de lojinhas que vendem artesanatos, artigos antigos, peças de cerâmica, couro e madeira e produtos típicos do Chile.

O lugar é bastante simples e transmite uma tranquilidade enorme. Uma opção para encontrar uma lembrança típica do Chile.

Pueblitos los Dominicos - Santiago

Pueblitos los Dominicos

Pueblitos los Dominicos - Chile

Pueblitos los Dominicos

Visitar as Cordilheiras

As Cordilheiras são o ponto alto do Chile. Apesar de ser muito visitada no inverno, quando as estações de esqui estão funcionando e a neve atrai muitos turistas, ela também tem seus encantos para quem vai no verão.

Entre as opções de passeio está uma visita ao Cajon Del Maipo. Lá está a Embalse el Yeso, um lago artificial de águas azul turquesa e Termas del Plomo onde é possível mergulhar em águas quentinhas.

Cajon del Maipo - Santiago

Cajon del Maipo