O que fazer em Óbidos – Portugal
Sabe uma cidadezinha medieval, no alto de uma colina, com um lindo castelo digno de contos de fada?
Essa é Óbidos, uma linda cidade que fica a aproximadamente 80 km de Lisboa. Impossível não ficar encantado por essa joia antiga portuguesa.
Antes de se chamar Óbidos, a cidade chamava-se Ópido e sua história é anterior ao nascimento de Cristo.
Foi dominada pelos mouros, visigodos e romanos. Tempos depois a cidade passou a ser parte do dote das rainhas, como a rainha Isabel, Leonor de Aragão, Filipa de Lencastre, entre outras.
Essa tradição permaneceu até o século XIX.
Atrações
Visitar a cidade de Óbidos é uma delícia. Basta caminhar pelas suas vielas e desfrutar do ar medieval que a circunda.
De tão graciosa Óbidos merece uma visita de no mínimo um dia todo para apreciar seu belíssimo casario, com detalhes em azul ou amarelo, e fachadas enfeitadas com buganvílias roxas ou gerânios vermelhos, em sua maioria.
A cidade ainda oferece lojinhas, galerias de arte, cafés e bons restaurantes.
Porta da Vila
Ao entrar na cidade você passará pela “Porta da Vila”, um portão duplo revestido de azulejos nas cores branco e azul contendo desenhos com o tema da paixão de Cristo.
A porta foi colocada por ordem de D. João VI para agradecer a proteção da Virgem durante a Restauração da Independencia em 1640.
No alto você pode ver a inscrição “A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original”.
No interior está a capela de Nossa Senhora da Piedade, que é padroeira da Vila, decorada com azulejos azuis e brancos e desenhos que representam a paixão de Cristo.
A Porta da Vila leva para a Rua Direita, principal rua da cidade.
Rua Direita – Rua Principal
É a principal rua da cidade tendo recebido este nome ainda no século XIV. A Rua Direita liga a Porta da Vila ao Paço dos Alcaídes.
Passou por transformações durante os séculos XVI e XVII quando portais góticos foram ocultados.
Igreja de Santa Maria
Seguindo pela Rua Direita você passará por lojinhas, casinhas com detalhes em azul e amarelo e igrejas. Entre elas a Igreja de Santa Maria, principal templo de Óbidos.
Sua história remonta o período de domínio visigodo, mas também foi uma mesquita durante o domínio mulçumano até a conquista da vila por D. Afonso Henriques, quando passou a ser católica.
Foi nesta igreja que Afonso V casou com sua prima Isabel, no século XV.
Museu Municipal de Óbidos
Ao lado da igreja está o Museu Municipal de Óbidos, que foi inaugurado em 1970 e integra a Rota de Museus, sendo a sede da Rede de Museus e Galerias de Óbidos.
A exposição permanente do Museu Municipal apresenta a produção artística e devoção religiosa de sua história. Em seu acervo está a coleção de pinturas dos séculos XVI e XVII.
O Castelo de Óbidos
Certamente esta é a principal atração da cidade. Trata-se de uma construção do século XIII e que hoje funciona como pousada.
Considera-se que sua origem seja romana, tendo sido posteriormente uma fortificação árabe. Foi reformado e ampliado depois de ter sido conquistado pelos cristãos.
D. Manuel I promoveu reformas na construção mandando construir um paço e alterar partes do castelo. O terremoto de 1755 causou danos ao paço.
No século XX, já em ruínas, foi reformado para a instalação da pousada, a primeira instalada em uma construão histórica. O Castelo foi declarado uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2007.
No início da década de 50 passou a funcionar no Castelo uma pousada que integra a rede Pousada de Portugal que tem classificação de Pousada Histórica.
Pousada Castelo de Óbidos
É uma pousada classificada como 5 estrelas, que foi inaugurada em 1951 e reformada em 2012. Sem dúvida um local romântico e impressionante, com seu valor histórico e estrutura medieval.
Junto à entrada há estátuas de águias e falcões, colocadas em honra a D. Dinis.
Os quartos possuem decoração clássica composta por móveis antigos.
Originalmente a pousada possuía 9 quartos que apresentam paredes revestidas com pedras, decoração em estilo medieval e camas com dossel.
Após a reforma de 2012, a pousada ganhou mais 8 quartos amplos e luminosos, localizados em uma área anexa. Possuem decoração clássica e alguns deles oferecem lareira e terraços.
Dois desses quartos oferecem uma belíssima vista para a fortaleza. Ao todo são 17 quartos, todos com nomes de reis e rainhas que passaram pela Vila de Óbidos.
A noite o visitante ainda desfruta da linda iluminação do jardim que deixa um ar romântico no local.
A pousada possui recepção 24h, serviço de lavanderia, jardim, ar condicionado central, restaurante e internet.
Muralha de Óbidos
A Muralha envolve a cidade e tinha por objetivo facilitar o deslocamento dos soldados que tomavam conta da fortaleza.
Para quem desejar ter uma bela vista da cidade nada melhor do que subir na muralha, percorrer seus quase 2 km e admirar esta linda cidade medieval.
Do alto da muralha é possível apreciar a Rua Direita e as torres, do próprio castelo e das 14 igrejas da cidade.
Desde 2015 a Muralha de Óbidos passou a fazer parte das Maravilhas de Portugal.
E você, já visitou ou pretende visitar Óbidos? Deixe o seu comentário.
VamosViajar says:
Paulo Toledo Barrod says:
Berenice Coutinho says: