Santuário de Fátima – Portugal
Esta cidade, que é um centro religioso famoso em todo o mundo, fica localizada a 130 km ao norte de Lisboa, próxima a cidade de Leiria e tem cerca de 10 mil habitantes.
É destino de milhões de pessoas que vão pedir e agradecer graças e demonstrar sua fé e devoção a Nossa Senhora.
A cidade se consagrou como um dos mais importantes santuários religiosos do mundo por conta da história das aparições da Virgem Maria, entre maio e outubro de 1917, aos três pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco.
As aparições da Virgem começaram em 13 de maio de 1917 dando início a uma série de seis outras aparições, testemunhadas pelas crianças, durante as quais eram antecedidas por fenômenos climáticos inexplicáveis, o que causava espanto e medo na população.
Segundo relatos, “uma senhora mais brilhante que o Sol”, vestida de branco e com as mãos unidas, em posição de rezar, apareceu para as três crianças.
A “senhora” falou sobre a importância de rezar o terço e informou que iria aparecer novamente, naquela mesma data e hora, durante cinco meses consecutivos.
A “senhora” também prometeu revelar sua identidade e realizar um milagre no dia da sua última aparição.
Durante a aparição do dia 13 de julho a Virgem Maria revelou às crianças três profecias, que ficaram conhecidas como Os Segredos de Fátima.
No dia 13 de outubro, data da última aparição, aproximadamente 70 mil pessoas compareceram para testemunhar a última aparição.
Nossa Senhora apareceu e, como prometido, se apresentou como Nossa Senhora do Rosário.
Ela realizou o que ficou conhecido como “Milagre do Sol”: a chuva forte que caía cessou de uma hora para outra, o céu abriu e o Sol apareceu e começou a crescer e a tornar-se vermelho, movendo-se no céu de um lado para outro, emitindo raios coloridos sobre as pessoas presentes.
Nossa Senhora também pediu para que uma capela fosse construída naquele local, em sua memória.
Depois ela subiu em direção ao céu enquanto 3 cenas foram apresentadas as crianças. Mas apenas Lúcia viu as 3. Francisco e Jacinta viram apenas a primeira.
A mensagem da Virgem Maria era um pedido para as pessoas rezassem todos os dias, pela conversão dos pecadores, e que fizessem penitência.
A Virgem também pediu para que as crianças rezassem o rosário diariamente, pela paz do mundo e que a cada dia 13 do mês elas voltassem aquele mesmo lugar, no mesmo horário, até o dia 13 de outubro.
A notícia das aparições transformou o local em lugar de reunião de inúmeros fiés que vinham em busca de milagres.
Com o passar do tempo, Fátima passou a ser um importante centro de peregrinação mariana do mundo.
Como Chegar à Fátima
Você pode chegar à Fátima de carro, de ônibus ou de trem. De carro você pega auto-estrada A1, que liga Lisboa a Porto, e segue as placas.
O tempo de viagem é de pouco mais de 1h a partir de Lisboa, quase 2h saindo de Porto e menos de 1h de Coimbra.
Se preferir poderá pegar um ônibus, mas atenção, Fátima fica no meio do caminho para alguma outra cidade. Atente para sua parada.
A Rede Expressos liga Fátima às principais cidades de Portugal. Você pode comprar sua passagem pela internet ou na bilheteria do Terminal Sete Rios.
A viagem dura em média 1 hora e meia, desde Lisboa e tem ônibus a partir das 7h da manhã e o último sai do Santuário às 20h.
O terminal de ônibus fica próximo ao Santuário, portanto dá para ir caminhando.
Apesar do trem ser uma opção, a estação fica a aproximadamente uns 20 km do Santuário.
O Que Visitar?
A cidade de Fátima é praticamente toda dedicada às aparições da Virgem Maria e seus pontos turísticos se localizam no Santuário, podendo ser visitados a pé.
A visita pode ser feita em 1 dia, fazendo um bate-e-volta a partir de Lisboa.
O Santuário de Fátima
O Santuário está localizado na Cova da Iria, local onde ocorreram as aparições.
Este ponto corresponde a parte central do Santuário, onde foi construída a capelinha e colocada uma imagem de Nossa Senhora.
Ao longo dos anos, o Santuário foi expandido e atualmente possui duas basílicas, o que aumentou a capacidade para receber os peregrinos.
Além da Capelinha das Aparições, o Santuário é composto pela Esplanada do Rosário, pela Basílica de Nossa Senhora do Rosário, Basílica da Santíssima Trindade, Capela do Lausperene (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada), Capela da Reconciliação, além da casa de retiro de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiro de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI.
O Santuário de Fátima possui uma grande esplanada, de quase 1 km de comprimento, para receber seus milhões de peregrinos.
Nas ruas próximas você encontrará lojas e barraquinhas que vendem terços, imagens e outros artigos religiosos.
Entre os dias 12 e 13 de maio acontecem as celebrações para comemorar a primeira aparição e são os dias em que há mais peregrinos no Santuário.
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Tem estilo barroco e começou a ser construída em 1928. Sua consagração à Nossa Senhora ocorreu em 1953.
Em 1958, o Padre Thomas McGlynn, baseado na visão que Irmã Lúcia teve, fez uma escultura de mais de 4 m de altura do Imaculado Coração de Maria, inaugurada em 13 de maio daquele ano.
No mesmo dia, em 1959, a imagem foi colocada em um nicho na fachada da Basílica. A torre do sino tem aproximadamente 65 m de altura, uma coroa de bronze de 7 mil quilos e uma cruz em cima.
De cada lado da Basílica tem uma coluna com imagens de santos portugueses e devotos de Nossa Senhora.
No altar está a imagem de Nossa Senhora do Rosário, assim como descrita pelas crianças. Próximo ao altar estão os túmulos dos três pastorinhos.
A Capelinha das Aparições
Atendendo o pedido de Nossa Senhora foi construída no local exato das aparições a Capelinha das Aparições.
A capelinha fica ao lado da Basílica e é uma pequena casa com a imagem de Nossa Senhora em frente, que fica em espaço coberto.
Foi construída em 1919 e destruída em um atentado em 1922, mas foi reconstruída logo após.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima está em um pedestal no local onde ficava a árvore Azinheira, sobre a qual a Virgem Maria aparecia.
A árvore não existe mais, pois as pessoas tiravam ramos da árvore acreditando que ter um pedacinho dela era como “levar” Nossa Senhora para casa.
Porém, atrás da capelinha existe um canteiro onde está um exemplar da arvorezinha.
A Sala das Velas
Este é um lugar para os visitantes comprar e acender velas ou até deixar artefatos em formas de partes do corpo humano ou órgãos, ou até objetos, relacionados aos problemas que possuem.
Esta sala fica ao lado da Capelinha das Aparições.
Monumento ao Sagrado Coração de Jesus
Fica em frente a Capela das Aparições, quase no centro do Santuário. Trata-se de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus com as mãos erguidas feita em bronze dourado.
A imagem relembra a mensagem de Nossa Senhora.
Basílica da Santíssima Trindade
Está situada no extremo oposto e em frente a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Originalmente comportava pouco mais de 3 mil pessoas e, por essa razão, foi necessário construir uma nova com capacidade para receber um número maior de visitantes.
Sendo assim, em 2007 foi inaugurada a nova e moderna Basílica com capacidade para 9 mil visitantes.
É uma enorme construção circular que possui 12 portas de bronze com aproximadamente 10 m de altura e cada uma dedicada a um dos 12 apóstolos de Jesus.
Em seu altar está uma imagem de Jesus na cruz e por traz um painel de mosaico dourado. Em frente a essa Basílica está a estátua do Papa João Paulo II e a Cruz Alta.
Ainda em frente a Basílica começa uma faixa de mármore que circunda o Santuário e serve para os peregrinos atravessarem a esplanada de joelhos, pagando promessas.
Uma placa contendo uma oração a ser feita antes de iniciar a peregrinação de joelhos está no início dessa faixa.
A oração, além de ser de agradecimento pela graça alcançada, também pede o perdão para os pecadores do mundo, como Nossa Senhora orientou as crianças.
Monumento do Muro de Berlim
Este monumento é formado por um grande bloco do Muro de Berlim, que foi símbolo da reunificação da Alemanha.
Este monumento foi inaugurado em 13 de agosto de 1994 e nele está escrito a frase dita por João Paulo II em maio de 1991:
“Obrigado, celeste pastora por terdes guiado com carinho os povos para a liberdade!”
Além do Santuário de Fátima, Você Poderá Visitar:
A Casa dos Pastorinhos
A 3 km do Santuário de Fátima, na Vila Aljustrel, estão as casas dos três pastorinhos. As casas estão intactas contendo, inclusive, móveis e objetos.
Museu de Cristo
Neste museu você poderá ver a vida de Cristo, desde a anunciação a Maria, o nascimento de Jesus, Seu batismo, a última Ceia, entre outras cenas, até o Calvário, por meio de imagens de cera.
Este museu é o único do mundo.
O Museu de Cera de Fátima
Aqui você verá a representação da história de Fátima. Ele retrata, com figuras feitas de cera, desde a primeira aparição da Virgem Maria até a vinda do Papa João Paulo II.
Fátima e Cidades Vizinhas
Você pode combinar sua visita a Fátima com outras cidades vizinhas. Sendo assim você pode visitar Fátima, Batalha e Alcobaça, ou Fátima e Óbidos.
Você também pode se interessar por:
VamosViajar says:
Paulo Toledo Barrod says:
Berenice Coutinho says: