O que fazer em Barcelona
Barcelona é a maior cidade da Cataluña, sendo sua capital, e a segunda maior da Espanha. A cidade é conhecida por ser centro de design e por seus portos mediterrâneos.
É uma cidade moderna que oferece hotéis maravilhosos e excelente gastronomia, além de museus e muitas atrações que conquistam o turista.
A cidade, cuja origem remonta o século II a.C., modernizou-se a partir do século XIX proporcionando seu crescimento industrial e cultural.
Surpreenda-se com seu centro histórico, muito bem conservado, cheio de ruas estreitas.
Barcelona tem parques, praias, avenidas grandes, galerias, museus e muita cultura. Sua vida noturna é bastante agitada com muitas opções de bares, boates e restaurantes.
Sua arquitetura marcante tem como exemplo edifícios e monumentos góticos e também modernistas de autoria de nomes como Gaudí, Picasso e Miró.
Cosmopolita, está sempre cheia de visitantes de todas as partes do mundo, o que faz de Barcelona uma das cidades mais conhecida da Europa.
Continue lendo e descubra o que fazer em Barcelona e se apaixone por essa encantadora cidade.
O que Visitar?
Catedral da Sagrada Família
A edificação é uma obra de António Gaudí. Apesar de ainda não ter sido concluída, transformou-se em símbolo da cidade e sua principal atração, sendo o ponto turístico mais visitado.
A construção da igreja iniciou-se em 1882 e tem previsão de entrega em 2016.
É um projeto belíssimo, de estilo arquitetônico único, que impressiona e é considerado a obra mais importante do movimento modernista na catalunha.
Casa Batlló
Esta é a segunda obra mais famosa de Gaudí. A construção data de 1877 mas foi adquirida por José Batlló Casanovas no início do século XX, que encomendou a Gaudí que a reformasse.
Daí vem o nome Casa de Batlló, mas também é conhecida como a Casa de Las Máscaras ou a Casa de Los Huesos (a Casa dos Ossos), por alguns elementos decorativos terem semelhanças com máscaras e ossos.
A casa é de uma beleza arquitetônica singular que você facilmente percebe em seus detalhes, suas formas, suas cores e até sua iluminação.
Em 2005 foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, por sua importância artistica e arquitetônica.
Parc Guell
Este é o parque principal de Barcelona e um belíssimo lugar que você não pode deixar de visitar. Foi construído entre 1900 e 1914 com o propósito de ser uma área para habitações de luxo.
Porém, não obteve êxito e foi vendido ao município de Barcelona em 1922, sendo inaugurado como parque público em 1926.
Fica localizado na parte alta da cidade e possui um mirante, de onde se pode ter uma linda vista de Barcelona.
Em sua área está a casa na qual Gaudí morou por, aproximadamente, 20 anos e que hoje abriga um museu em sua homenagem.
Também há muitas obras do artista espalhadas pelo espaço que em 1969 foi declarado Monumento Histórico Artístico de Espanha e, em 1984, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Passeig de Gràcia
É uma avenida famosa em Barcelona onde o turista vai encontrar muitas lojas e aproveitar para fazer suas compras.
Ao longo da avenida, belíssimos edifícios abrigam lojas de marcas de luxo, assim como tradicionais hotéis de luxo.
Mas é também aqui que estão verdadeiras preciosidades da arquitetura modernista, projetadas por grandes nomes.
São exemplos a Casa de Batlló e a Casa Milá (La Pedrera), ambas de Antoni Gaudí, além da Casa Amatller, de Puig i Cadafalch, e a Casa Lleó Morera, de Domènech i Montaner.
Plaça de Catalunya
No final da avenida Passeig de Gràcia está a Plaça de Catalunya, o coração da cidade. Aqui se encontram a cidade antiga (Ciutad Vella), com o Eixample, e também é o começo da Las Ramblas.
A praça é circundada por edifícios históricos onde hoje funcionam prédios comerciais, mas que no início do Século XX abrigavam hotéis e teatros.
El Corte Ingles, FNAC e a Apple Store são algumas lojas que você vai encontrar aqui. A praça fica próximo também do Bairro Gótico, um local bastante interessante para o visitante.
Las Ramblas
Las Ramblas é uma famosa avenida de Barcelona. Ela começa na Plaça de Catalunya e se estende por aproximadamente 1 km até Port Vell, o antigo porto da cidade.
A avenida reune lojas diversas entre restaurantes, cafés e até livrarias.
Muitos artistas de rua, como pintores e músicos estão aqui apresentando seus shows, transformando essa avenida em um lugar ímpar.
A área é conhecida tanto como Las Ramblas ou La Rambla, pois cada trecho da avenida tem um nome diferente.
Bairro Gótico
Apesar do nome, o bairro não tem apenas construções góticas.
Você vai encontrar a Catedral da Cidade e a Igreja de Santa Maria del Pi, além de construções romanas, como as ruínas do Templo de Augusto.
Nesta parte da cidade não é permitido a circulação de veículos.
Nesse bairro você também encontrará o Parque de la Ciudadela, o pulmão verde de Barcelona. Uma área que por 150 anos foi uma fortaleza (ciutadella) construída por Felipe V no século XVIII.
No século XIX deixou de ser uma fortaleza passando a ser um parque e abrigou a Exposição Universal de 1888, um importante evento ocorrido na cidade.
Aqui você vai encontrar algumas esculturas feitas por Gaudí. O parque, o primeiro da cidade, possui ainda fontes e um lago. Na primavera e no outono é o lugar preferido pelos cidadãos para relaxar.
Algumas atrações que você vai encontrar no Bairro Gótico são o Zoológico de Barcelona, alguns museus e o Arco do Triunfo, construído como portão de entrada da Exposição de 1888.
Eixample
Esta é uma área peculiar de Barcelona. Está localizado na parte central da cidade e foi projetada por Ildefonso Cerdá. Possui cinco bairros e é o mais povoado de Barcelona.
A peculiaridade do lugar se deve as suas ruas serem paralelas ou perpendiculares ao mar, com os extremos dos quarteirões coincidindo com os pontos cardeais.
As ruas são amplas, como a Passeig de Gràcia, possuindo calçadas igualmente amplas.
Aqui você vai encontrar a maior quantidade de construções em estilo modernista e para quem gosta de arquitetura é um verdadeiro deleite.
Nesta parte da cidade você vai encontrar alguns dos lugares mais famosos, como a Passeig de Gràcia, a Praça da Catalunya, a Praça da Sagrada Família, a Praça de Touros, a Casa Milà, a Casa Batlló, entre outros.
Casa Milà
Praça de Touros
Camp NouCamp Nou significa Campo Novo em Catalão e corresponde ao Estádio do Barcelona. Foi inaugurado em 1957 quando o Fútbol Club Barcelona deixou seu antigo estádio, o Les Corts, que era menor.
Por essa razão tinha como apelido Camp Nou, ou seja, campo novo. Seu nome oficial até 2001 era Estadi del Fútbol Club Barcelona, quando uma votação entre os torcedores mudou o nome para Camp Nou.
É um dos maiores estádios do mundo sendo considerado um estádio 5 estrelas desde 1999.
Barcelona tem muitos centros culturais e museus. Entre elas está a Fundação Miró, que está localizada no Parque Montjuïc e foi criada por Joan Miró e Joan Prats em 1975.
A fundação contempla obras de artistas como Joan Miró, Joan Prats, Antoni Tàpies e Alexander Calder.
A fundação ainda oferece espetáculos para crianças, exposição de artistas contemporâneos, espetáculos de múscas, entre outros.
O Museu Pablo Picasso foi criado em 1963 por Jaume Sabartés, secretário de Picasso e está localizado no Bairro Gótico de Barcelona.
O museu fica em um edifício medieval e seu acervo possui mais de quatro mil obras do artista.
Por falar em centro cultural, o CaixaForum é um centro cultural localizado em uma antiga fábrica textil.
Aliás, o próprio edifício da fábrica já é um belo exemplo de arquitetura modernista. O centro apresenta exposições temporárias durante todo o ano.
O Cosmocaixa é o Museu da Ciencia de Barcelona. Está instalado em um prédio modernista e pertence a instituição La Caixa.
O destaque desse museu está para suas instalações diferentes, entre elas um bosque inundado que reproduz um igapó amazônico.
Palau de la Música Catalana
É uma obra modernista de Lluís Domènech i Montaner, construído no início do século XX.
Foi concebido como uma suntuosa sala para concertos localizada no bairro de Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera.
O exterior da construção é impressionante, com esculturas, vitrais e mosaicos que adornam os tetos e as paredes, em temas florais.
O interior é igualmente impressionante. Uma magnífica claraboia se destaca no salão enquanto esculturas inspiradas na música estão no palco.
O Palu foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1997.
Parc Montjuic
O Parc Montjuic é a maior área verde de Barcelona e fica em uma colina, na parte central da cidade. Antigamente existia um cemitério judeu neste local, que já foi também uma pedreira.
Aqui você vai encontrar Jardim Botânico, a Fundação Juan Miró, o Palácio Nacional (onde está o Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNCA)) e o Castelo de Montjuïc.
O Castelo de Montjuic data do século XVIII e foi construído no alto do Parc de Montjuic, sobre um forte. Hoje abriga um museu militar. De lá é possível ter uma vista panarômica da cidade.
Outra atração do lugar é o Parque Olímpico, construído para as Olimpíadas de 1992 de Barcelona.
Aqui você encontrará a Torre Calatrava, que tem aproximadamente 136m de altura e foi construída para as olimpíadas, o Anel Olímpico onde estão os ginásios, o Estádio Olímpico e a piscina olimpica, que é aberta ao público.
Outras atrações do Parc Montjuic são o Museu de Etinologia, o Museu de Arqueologia da Cataluña e a Fonte Mágica.
A Fonte Mágica fica no final da Avenida Rainha Maria Cristina e, nos fins de semana, apresenta um show com água, luz e música.
Para quem deseja passear pela cidade de ônibus, a dica é fazer um passeio em um ônibus turístico, chamado de Hop On Hop Off.
Fazendo o passeio de ônibus você poderá subir e descer onde desejar e quantas vezes quiser.
O intervalo entre os ônibus é de aproximadamente 30 minutos, o preço é fixo e durante o período de validade de seu bilhete você terá direito a viagens ilimitadas.
O Barcelona Bus Turistic é o ônibus turístico oficial de Barcelona e possui 3 rotas.
O Barcelona City Tour é um serviço privado de transporte de passageiros que oferece serviço muito parecido ao Barcelona Bus Turistic e opera 2 rotas.
Conclusão
Barcelona é uma cidade surpreendente e cheia de atrações. Assim como Madrid, é agitada e proporciona dias maravilhosos ao turista.
Sem dúvida uma das cidades mais interessantes da Espanha e também da Europa. Vale muito a pena passar pelo menos 2 ou 3 dias para descobrir essa linda cidade.
Gostou desse post? Deixe o seu comentário.
Você também pode se interessar por:
VamosViajar says:
Paulo Toledo Barrod says:
Berenice Coutinho says: