O que fazer na Espanha
Um país ensolarado, com mais de vinte séculos de história, em que romanos, celtas, árabes e outros povos deixaram suas marcas culturas. Assim podemos descrever, em poucas palavras, a Espanha.
O país, destino de muitos brasileiros, está localizado na Península Ibérica na região da Europa Meridional e faz fronteira, entre outros paises, com Portugal e França.
É banhada pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceâno Atlântico. Lindas paisagens e cidades fantásticas te esperam nesse país maravilhoso.
Aprenda a tirar fotografias sensacionais das suas viagens, saiba mais aqui.
Quando Ir?
Na Europa as estações não são mais tão definidas como antigamente. Isso significa que as datas que marcam o início e o fim de cada estação podem não corresponder.
O clima da Espanha é diversificado devido as suas regiões montanhosas e a proximidade ao Mar Mediterrâneo e ao Oceano Atlântico. O inverno no sul é suave mas no verão faz muito calor.
Portanto, é sempre bom dar uma olhada na previsão do tempo, antes de viajar, para evitar surpresas.
O inverno corresponde aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro e pode apresentar temperaturas amenas durante o dia e muito frias à noite. As temperaturas mais baixas estão nas áreas do interior.
No verão os dias são mais longos e chove pouco e as temperaturas são altas. O verão abrange os meses de junho, julho e agosto. É uma época boa para se visitar a região montanhosa dos Pirineus.
A primavera e o outono são as melhores épocas para se visitar a Espanha. Durante a primavera, nos meses de março, abril e maio, a Espanha resplandece em lindas paisagens.
Os dias também são mais longos, mas não tanto quanto no verão, e as temperaturas são bem agradáveis.
Assim como na primavera, durante o outono, nos meses de setembro, outubro e novembro, a Espanha fica linda e as temperaturas também são agradáveis.
Fuso Horário
O fuso horário da Espanha corresponde a 4 horas a mais que o horário de Brasília. Essa diferença pode ser maior ou menor dependendo se está em vigor o horario de verão no Brasil ou na Europa.
O horário de verão europeu começa no último domingo de março e termina no último domingo de outubro.
Durante esse período a diferença de fuso horário aumenta 1h, passando para 5 horas a mais em relação a Brasília. Após esse período, a difeneça volta a ser de 4 horas.
Quando estamos no período de horário de verão do Brasil a diferença de fuso horário passa a ser de 3 horas em relação a Brasília.
Como Chegar?
Há várias opções de voos entre Brasil e Espanha, partindo de várias cidades brasileiras.
O aeroporto internacional de Madrid e de Barcelona são os mais importantes e recebem voos de várias partes do mundo.
Os voos são operados pela Tap, TAM, Air France, Iberia, British Airways, entre outras. O tempo de voo varia de acordo com a cidade origem.
Partindo de São Paulo, o voo tem duraçao de aproximadamente 9h.
Documentos Necessários
Para aqueles que desejam permanecer no território espanhol até 90 dias, não há necessidade de visto, como nos demais países da União Européia signatários do Acordo de Schengen.
Porém, é preciso cumprir algumas exigências:
- Passaporte com validade mínima de 3 meses após a data prevista de retorno ao Brasil. Também deverá ter sido expedido nos últimos 10 anos;
- Comprovação de meios econômicos (é preciso possuir um valor correspondente a 68 Euros por dia de permanencia, para cada pessoa, sendo o total mínimo de 570 Euros);
- Apresentação de passagem aérea de ida e volta;
- Comprovante de reserva do hotel ou convite para hospedagem em residência de um particular;
- Apresentar o convite da empresa ou instituição, caso seja viagem com objetivo profissional, religioso ou esportivo;
- Apresentar documento de inscrição ou admissão a instituição, para viagem de estudos;
- Não haver proibição de entrada na Espanha ou em qualquer outro país signatário de Schengen;
- Não representar perigo para a ordem pública, segurança nacional ou relações internacionais;
- Possuir seguro saúde válido para todo o período de hospedagem.
Vacinas
Como em qualquer outro país do mundo, não há obrigatoriedade de se tomar vacinas para quem for viajar para a Espanha.
No entanto, é recomendável estar com a carteira de vacinação em dia e ter a vacina anti-tétano atualizada, caso pretenda entrar em contato com a natureza ou tenha por destino a zona rural do país.
Para maiores informações, acesse os links abaixo:
http://cgmadri.itamaraty.gov.br/pt-br/requisitos_entrada_espanha.xml
http://www.spain.info/pt_BR/informacion-practica/consejos-viaje/consejos-practicos/requisitos/
O que visitar?
A Espanha corresponde ao maior território da Península Ibérica e o segundo maior país da Europa Ocidental.
É formada pela união de vários reinos medievais que, durante séculos, foi domínio dos árabes.
Os romanos dominaram o país até o século V, quando foi tomada pelos mulçumanos que se estabeleceram na região por sete séculos.
A partir de então os reis católicos, Fernando e Isabel, reconquistaram o território.
Por essa razão a Espanha possui regiões que chegam a ter idiomas e culturas próprios. Assim temos, entre outras, a região da Andaluzia, do País Basco, de Castilla y Leon e da Cataluña.
Madrid
Madrid é a capital da Espanha e uma cidade vibrante e cultural. Possui excelentes museus, restaurantes, hotéis, parques, além de arquitetura moderna e vida noturna agitada.
De lá é possivel fazer bate-e-volta para belíssimas cidades próximas, como Toledo, Ávila, Segóvia, Córdoba, Sevilha e Salamanca, por exemplo.
Há muito o que fazer e visitar em Madri. Você pode começar pela Gran Via, principal avenida da cidade, com restaurantes, lojas e teatros.
Outros pontos turísticos é a Plaza Mayor, uma praça cercada por prédios históricos no maior clima europeu e o Estádio do Real Madri, entre outros.
Veja nessa outra artigo o que fazer em Madrid.
Madrid – Plaza Mayor
ToledoCidade próxima a Madrid, Toledo guarda um passado onde mulçumanos, judeus e cristãos conviviam pacificamente.
A cidade fica no alto de uma montanha e é cercada pelo Rio Tejo, como uma fortaleza. Entre os pontos turísticos estão o Palácio do Arcebispo, o Alcázar e a Catedral.
Toledo
AndaluziaA Andaluzia fica na parte mais ao sul da Espanha e é marcada pela influência da cultura árabe. O clima de Mil e uma Noites está presente aqui em seus jardins, residências, mesquitas e fortalezas.
Lindas paisagens unem praias e montanhas. É nesta região que ficam as famosas cidades de Sevilha, Córdoba e Granada.
Uma das melhores opões de hospedagem está na área do centro histórico dessas cidades, onde ficam as principais atrações turísticas.
Sevilha é conhecida por sua arquitetura. Aqui você encontrará belíssimos monumentos, palacetes e bairros convidativos para um agradável passeio. Saiba mais o que visitar em Sevilha.
Córdoba também tem influências romana, cristã e árabe, tanto na sua arquitetura quanto na sua cultura. Porém, é a cultura árabe que se sobressai.
A cidade possui muitas ruazinhas e vielas charmosas. Um dos lugares mais famosos é a sua mesquita e seus pátios que foram declarados Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Granada também teve influência árabe e católica, aliás a cidade foi o último reduto mulçumano na Espanha.
Seu principal ponto turístico é Alhambra, um palácio com arquitetura árabe e que foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Sevilha
Córdoba
Granada
Castilla y LeonEsta é a maior região da Espanha. Surgiu da união das regiões de Castilla la Vieja e de Leão. Entre as cidades que compõem a região estão as três principais: Ávila, Salamanca e Segóvia.
A Salamanca possui impressionante patrimônio arquitetônico e urbano, muito bem conservado, e riqueza cultural e histórica.
Por todas essas características foi considerada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.
Entre seus pontos turísticos estão as duas catedrais germinadas, a Plaza Mayor e a Universidade de Salamanca, uma das primeiras da Europa.
Em Ávila está a muralha de pedra, sua principal atração, com aproximadamente 2,5km de extensão e 80 torres, construída entre os séculos XI e XII.
A Muralha de Ávila foi considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Segóvia fica a aproximadamente 100 km de Madrid. Isso quer dizer uma boa oportunidade para um bate-e-volta.
Sua maior atração é o grande Arqueduto Romano, monumento construído há mais de 2 mil anos com cerca de 28 metros de altura e 15 km de extensão.
Outros pontos turísticos da cidade são o Acázar Real e a Catedral Gótica.
Salamanca
Ávila
Segóvia
Cataluña
A região da Cataluña possui uma língua própria, o catalão, e um governo semi-autônomo, como se fosse um país dentro de outro país.
Compreende as cidades de Arragona, Barcelona, Girona e Lleida, sendo a principal delas, Barcelona, que é sua capital.
Em Barcelona você vai encontrar museus, monumentos, igrejas, excelentes restaurantes, bares e muitas outras opções de lazer, que fazem da cidade um dos destinos mais procurados da Espanha.
Entre as atrações da cidade está a Basílica da Sagrada Família (Temple Expiatori de la Sagrada Familia) visitada por milhares de pessoas todos os anos.
Outros pontos turístcos são a Catedral de Barcelona, a Catedral de Santa Cruz e Santa Eulália, o Palau Güell, o Parc de la Ciutadella e o Parc Güell.
Saiba mais o que fazer em Barcelona
Barcelona – A Sagrada Família
Outras Regiões
Além das regiões da Espanha citadas acima, há ainda outras que merecem uma visita. Aragón se localiza no nordeste da Espanha e compreende as cidades de Zaragoza, Huesca e Teruel, sendo a principal cidade, e sua capital, Zaragoza.
Zaragoza
Em Astúrias está a cadeia de montanhas Cordilheira Cantábrica, onde estão os Picos de Europa e os parques nacionais Covadonga e Somiedo.
Covadonga é um pequeno vilarejo que fica entre grandes montanhas. Aqui começou a luta dos espanhóis contra os mouros e mulçumanos.
A região de Astúrias é famosa por suas paisagens verdes e sua principal atração é o Caminho de Santiago.
A origem da cidade de Santiago remete a descoberta do túmulo do apóstulo São Tiago. Ele foi morto na palestina e, após sua morte, seus discípulos resolveram levar seu corpo para a região onde hoje é a cidade de Santiago.
Segundo a tradição, São Tiago já tinha estado antes onde hoje é a cidade de Santiago para ensinar sobre o cristianismo.
A partir da descoberta de seu túmulo, muitas pessoas resolveram visitá-lo dando origem ao Caminho de Santiago de Compostela.
Não existe apenas um caminho. O mais famoso, e maior, é o caminho francês, partindo da fronteira entre Espanha e França, e que tem aproximadamente 750 km.
Os peregrinos recebem um “passaporte” que, ao longo do percurso, é carimbado nas igrejas e basílicas por onde passam.
Assim, é possível comprovar que a pessoa fez todo o caminho. Ao chegar a igreja, o peregrino vai até a secretaria, mostra o “passaporte” e recebe um certificado da igreja, comprovando que realizou o caminho.
Catedral de Santiago
Assim como a região de Astúrias, a região de Galiza também faz parte do Caminho de Santiago.
Milhares de peregrinos fazem o Caminho para a catedral da cidade de Santiago de Compostela, passando por várias igrejas e mosteiros.
Este caminho, passando por Galiza e Astúrias, corresponde ao caminho conhecido como Caminho do Norte.
A propósito, se você estiver planejando fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conheça o curso “Caminho de Santiago: Fique preparado para fazer o Caminho!“ e saiba tudo para viver esta experiência.
No País Basco você vai se encantar pela cidade de Bilbao, uma cidade que esbanja cultura e tradição, misturado a natureza e um show de arquitetura, já que grandes nomes da arquiteura deixaram sua marca na cidade.
A cidade combina a arquitetura moderna com a antiga. Aqui está o famoso Museu Guggenheim, que levou 6 anos para ficar pronto.
O prédio é feito de titanio, curvado em vários pontos, lembrando escamas de peixe, que causa um lindo efeito, pois muda de cor quando o sol muda de posição.
Na entrada do museu está Puppy, um lindo cachorrinho, de 12 metros de altura, feito com mais de 30 mil flores. A estrutura dele é feita de aço inox e possui um sistema para irrigar as flores.
Bilbao
Conclusão
Como todo o continente europeu, a Espanha nos reserva a descoberta de um rico passado histórico. Junto com Portugal, foi o berço das grandes navegações que culminou com a descoberta das Américas.
Por isso, visitar a Espanha é um mergulho na história. Lá você vai se encantar com lindas paisagens e entrará em contato com o nosso passado histórico.
Por isso, não hesite, em sua próxima viagem à Europa, em incluir esse lindo país no seu roteiro de viagem.
Se gostou desse artigo, compartilhe utilizando os botões abaixo. Também deixe o seu comentário.
VamosViajar says:
Paulo Toledo Barrod says:
Berenice Coutinho says: