Passo a Passo de Como Tirar Passaporte
Atualizado em 23/03/2018.
O preenchimento do formulário de solicitação de passaporte comum é feito on-line acessando a página da Polícia Federal.
Ao final do processo, será emitido um protocolo e a GRU para pagamento da taxa de solicitação. Antes de iniciar, veja aqui a documentação necessária.
Abaixo vamos mostrar um passo a passo de como tirar passaporte.
Passo 1 – Solicitar a Emissão do Passaporte
O processo começa acessando o site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br). Ao entrar você deve clicar em Passaporte.
Na página seguinte, abaixo de algumas informações, clique em “Desejo Prosseguir”.
Na próxima página você deverá clicar em “Requerer Passaporte”.
Será exibida uma página com informações sobre como tirar o passaporte. Nessa página você deverá clicar em “Emissão de Passaporte”.
Nas páginas seguintes, você deverá preencher todos os dados do formulário. A primeira parte corresponde aos dados pessoais.
Note que o campo “nomes anteriores” deve ser preenchido apenas por quem teve seu nome alterado por casamento, divórcio ou por decisão judicial.
Nesse caso, será necessário a apresentação da certidão de casamento ou a decisão judicial com as averbações. Ao concluir o preenchimento dessa parte, clique em “próximo”.
Na tela seguinte, você deve preencher com os dados de seus documentos.
Caso esteja preenchendo para uma criança menor de 12 anos, lembre-se que ela também possui passaporte próprio e, por essa razão, o campo “CPF” deve ser preenchido com o CPF do responsável, caso a criança não possua.
O campo “identidade” pode ficar em branco se ela não possuir documento de identidade. Nesse caso, pode ser apresentado a certidão de nascimento.
O campo “certidão” deve ser preenchido por quem teve o nome alterado ou por menores de 12 anos.
As opções “certidão modelo novo” e “matrícula” se referem às certidões emitidas a partir de janeiro de 2010.
O campo “passaporte anterior” deve ser preenchido por quem já teve passaporte. Ele deve ser apresentado no atendimento no posto da Polícia Federal, sob risco de pagamento de multa.
Nesse caso, escolha a opção correspondente no campo “situação” e informe a série e o número.
Se esse é seu primeiro passaporte, escolha “nunca teve passaporte” dentre as opções do campo “situação”. Ao concluir essa parte, clique em “próximo”.
Na próxima página, você deverá preencher com seus dados complementares (profissão, e-mail e endereço completo).
Se você está preenchendo o formulário para um menor de idade, pode deixar o campo “profissão” em branco ou colocar a profissão como estudante, caso o menor seja estudante. Ao final, clique em “enviar”.
Passo 2 – Pagamento da GRU
Ao final do preenchimento do Formulário de Emissão de Passaporte será gerada a GRU. Você poderá pagá-la na rede bancária ou on line.
Caso seja necessário reemitir a GRU, você deve voltar a página da Polícia Federal de Emissão do Passaporte. E acessar a aba de Solicitação de Passaporte e clicar em Reemitir GRU.
Passo 3 – Agendamento
Na maioria dos postos da Polícia Federal, é necessário fazer agendamento para apresentar a documentação exigida para o passaporte, coletar digitais e tirar a foto.
Após o pagamento da taxa acesse novamente a página da Polícia Federal (clique aqui) para agendar o seu atendimento.
Na aba Agendamento de Atendimento você poderá agendar atendimento, reagendar e consultar ou cancelar atendimento.
Na página seguinte, indique a quantidade de solicitações que quer agendar e clique em “prosseguir.
Atenção: se você está tirando passaporte em família deve agendar todos os membros da família juntos, ou seja, se você está tirando passaporte para você, sua esposa e seu filho, você deverá escolher 3 em quantidade de solicitações. Isso permite que as pessoas da mesma família sejam agendadas e atendidas juntas.
Em seguida informe o CPF, o número do protocolo e a data de nascimento, de cada um dos solicitantes, e clique em “Prosseguir”.
Nas próximas telas você deverá escolher o dia e o local do seu atendimento para conferência dos documentos, coleta de digitais e foto.
Ao final do processo, será exibida uma página com a confirmação da seu agendamento e o número do protocolo.
Clique em “imprimir” para imprimir o detalhamento do seu agendamento.
Passo 4 – Comparecimento ao posto de atendimneto da Polícia Federal
É aconselhável comparecer ao posto da Polícia Federal com 30 minutos de antecedência levando toda a documentação necessária, a GRU com o comprovante de pagamento e o detalhamento do agendamento.
Apesar do agendamento ter sido feito com hora marcada, outras pessoas podem estar agendadas para o mesmo horário. O atendimento segue a ordem de chegada dessas pessoas agendadas para esse horário.
Ao ser atendido, um funcionário irá conferir sua documentação, tirar uma foto digital sua, colher suas digitais e sua assinatura.
Após esse processo, ele pedirá para que você confira se seus dados estão corretos e te entregará um protocolo com a data prevista para a entrega de seu passaporte.
Passo 5 – Entrega do passaporte
A entrega é feita no mesmo posto de atendimento ao qual você compareceu com a documentação. Apenas o solicitante pode receber o passaporte.
A Polícia Federal geralmente envia um e-mail informando que seu passaporte está pronto. Caso não receba o e-mail, você poderá consultar o andamento do seu processo na página da Polícia Federal para confirmar se seu passaporte está pronto.
Ao receber seu passaporte, o funcionário da Polícia Federal pedirá para que você confira os seus dados e o assine. Lembre-se que se o passaporte for para um menor ele deverá estar presente no ato da entrega.
Se esse passo a passo de como tirar passaporte te ajudou, compartilhe este post utlizando os botões abaixo.
VamosViajar says:
Paulo Toledo Barrod says:
Berenice Coutinho says: