O que fazer em Madrid
Madrid é uma cidade cultural, que tem um rico passado. Durante o dia ou a noite a cidade e seus arredores possuem muitas atrações para todos os gostos.
Lá você irá encontrar edifícios históricos, palácios, monumentos, praças, jardins, teatros, museus, além de excelentes restaurantes, bares e muitas outras atividades.
Isto faz com que Madrid seja uma das cidades mais visitadas da Europa.
Por isso Madrid é apaixonante e inesquecivel. Ande por suas ruas e explore tudo que ela pode te oferecer.
O que visitar?
Madrid é uma cidade cosmopolita, muito vibrante e cheia de opções de lazer e diversão. Aqui você vai encontrar algumas das muitas opções de lugares para visitar.
Plaza Mayor
Aqui está a mais importante praça de Madrid: A Plaza Mayor. A praça tem formato retangular, medindo 120 metros de largura e 90 metros de comprimento, sendo rodeada de edifícios históricos.
Ao todo são, aproximadamente, 300 varandas nos edifícios em volta da praça. Para homenagear o rei Filipe III, foi colocado uma estátua sua montado em um cavalo.
Para se chegar a Plaza Mayor é preciso passar por seus nove Pórticos de entrada, cujo o mais famoso é o Arco de Cuchilleros. A Plaza Mayor já foi cenário de competições, casamentos e até execuções.
Mercado San Miguel
Próximo à Plaza Mayor está o Mercado San Miguel, um antigo e histórico edifício do início do século XX, feito com estrutura de ferro, vidro e madeira.
Hoje é um mercado gourmet oferecendo várias opções de pratos. Você pode visitar o mercado em qualquer horário durante o dia.
Aqui, o visitante encontra lojas, opções culturais e entretenimento em um tradicional mercado.
Palácio Real
No centro histórico você encontrará o Palácio Real de Madrid, que é a residência Oficial da Família Real, embora ela não costume morar lá.
Anteriormente foi denominado Palácio de Oriente e Palácio Nacional, durante a Segunda República Espanhola. Hoje é um espaço aberto a visitação e também um museu.
Na primeira terça-feira do mês acontece a troca solene da Guarda Real no palácio. A troca da guarda não ocorre nos meses de agosto e setembro.
Catedral de Santa María La Real de La Almudena
Em frente ao Palácio Real está a Catedral de Santa María La Real de La Almudena.
Trata-se de uma igreja católica datada de 1883, que foi consagrada pelo Papa João Paulo II por ocasião de sua visita a Espanha em 1993.
Jardines de Sabatine
Ao lado do Palácio Real está o Jardines de Sabatine, uma área verde com estátuas e fontes para você passear, relaxar e entrar em contato com a natureza.
Teatro da Opera de Madrid
O Teatro da Opera de Madrid, Teatro Real, é um dos mais importantes teatros da Europa. Foi construído a pedido da rainha Isabel II para apresentações de espetáculos para a família real.
Foi palco de vários concertos históricos, como o realizado pela Filarmônica de Berlin. Hoje está aberto a visitações e também a apresentações.
Plaza de España
Uma outra atração da cidade é a Plaza de España (Praça de Espanha), que é uma das mais importantes praças de Madrid.
Aqui está o monumento em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes, as esculturas das personagens Dom Quixote e Sancho Pança.
Templo de Debod
Madrid também guarda surpresas. Uma delas é o Templo de Debod, que é um dos exemplos de construção núbio-egípcia fora do Egito e único na Espanha.
O templo, de mais de 2 mil anos, foi construído, originalmente, no Egito e, posteriormente, doado à Espanha, tendo sido desmontado no Egito e remontado na Espanha.
É um dos pontos turisticos mais visitados.
Gran Via
Os madrilenos costumam andar pelas ruas da cidade e sentar em cafeterias para conversar. Você pode se juntar a eles e aproveitar para fazer caminhadas e aproveitar cada pedacinho da cidade.
Com pouco mais de cem anos de existência, a Gran Via é uma extensa avenida, e a principal de Madrid, famosa pela sua vida cultural, comercial e gastronômica.
Aqui estão diversos restaurantes, além de uma área central que é conhecida como “Broadway Madrilena”, onde ficam muitos teatros que apresentam musicais e espetáculos maravilhosos.
Se quiser assistir algum, compre seu ingresso com antecedência, pois na hora será muito dificil adquirir um.
A Gran Via também chama atenção por sua arquitetura. O Edifíciol Metrópolis é um exemplo.
Projeto dos arquitetos Jules e Raymond Frévrier, o edifício é uma torre redonda com uma cúpula que tem uma estátua com asas douradas. A construção tornou-se cartão postal da Gran Via.
Círculo de las Bellas Artes
O Círculo de las Bellas Artes é um importante centro cultural da cidade que fica em frente ao Edifício Metrópolis. Em seu terraço, você terá uma linda vista panorâmica da cidade.
Edifício da Telefónica
Na Gran Via está o primeiro arranha-céu da Espanha: o Edifício da Telefónica. A construção, que possui 15 andares e aproximadamente 90 metros de altura, tem inspiração no Barroco Madrileno.
Aqui está a Fundacíon Telefónica, um centro de educação e tecnologia.
Plaza Cibeles
Ainda na região do centro está a Plaza Cibeles. Aqui, fica a Fonte Cibeles, que data do século XVIII e é uma obra do arquiteto Ventura Rodrigues.
Nessa área você encontrará alguns edifícios famosos como a Casa da América, Palácio Buenavista e o Palácio Comunicaciones. Este último é a sede da prefeitura de Madrid.
Parque do Retiro
O Parque do Retiro é um lindo parque ideal para um passeio, especialmente ao final da tarde, para descansar e curtir toda a beleza do lugar.
Foi criado no século XVII e é um dos locais preferidos pelos madrilenos. Lá, você encontrará muitos artistas se apresentando, especialmente músicos.
Os jardins do parque são lindos, contendo muitas estátuas
Puerta del Sol
A praça Puerta del Sol é um local famoso da cidade.
Aqui está a Real Casa de Correos, o edifício mais antigo do local, onde está o relógio da torre que todos os anos faz a contagem regressiva para a entrada do ano novo.
Nesta praça também está um monumento de bronze de um urso tentando pegar frutos de uma árvore, que é o símbolo da cidade.
Puerta de Alcalá
Na Praça da Independência está a Puerta de Alcalá, um monumento composto por duas enormes portas datado do século XVIII e que tinha como objetivo ser a porta de entrada da cidade.
Museus
Entre os museus da cidade estão o Prado, o Reina Sofia e o Thyssen-Bornemizsa. Três grandes museus de arte encantam o visitante.
O Museu Prado data de 1819 e é onde estão algumas das melhores obras de arte do mundo.
Seu acervo conta com obras, em sua maioria, dos séculos XVI e XVII de autores como Boticelli, Goya, Velázquez, entre outros grandes nomes.
O Reina Sofia possui acervo internacional, dedicado aos pintores dos séculos XX e XXI. Destaque para as obras de Pablo Picasso e Salvador Dalí, além de outros artistas modernos americanos e europeus.
A origem do museu Thyssen-Bornemisza vem do colecionador Heinrich Thyssen-Bornemisza.
No início do século XX ele começou a colecionar obras de arte e, após sua morte, seu filho deu continuidade à sua coleção ao adquirir obras de outros artistas.
No final do século XX, o acervo, avaliado em muitos milhões de dólares, foi comprado pelo governo espanhol.
Conclusão
Madrid é uma cidade magnifíca, cosmopolita, com muita vivacidade e muita diversão. Sem falar que é possível também fazer alguns bate-e-volta para cidades próximas.
Portanto, vale a pena dedicar alguns dias de sua viagem só para caminhar pelas suas ruas e curtir a vida dos madrilenos.
Você também pode se interessar por:
VamosViajar says:
Paulo Toledo Barrod says:
Berenice Coutinho says: